O Estrategizando, dos poucos media a assumir que houve odio, manipulação da justiça e golpe de estado de secretaria

Foi perante a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa, que rejeitou o recurso do Ministério Público, reduziu as medidas de coação dos arguidos a termo de identidade e residência e entendeu não existirem indícios de crimes, que Ana Catarina Mendes avançou, mais uma vez, para as redes sociais para exigir explicações.

"O Ministério Público deve explicações aos Portugueses. Porque derrubou um Governo e um Parlamento, como se levantam suspeitas e se coloca em causa o bom nome das Pessoas? Isto é gravíssimo em Democracia, já o tinha afirmado aqui há meses", denunciou esta dirigente socialista.

Para Ana Catarina Mendes "António Costa, sabendo que é inocente, assumiu uma posição de estadista e demitiu-se para que não recaíssem suspeitas sobre as Instituições", o que na verdade e lamentavelmente só serviu para que este golpe de estado acontecesse!

"Hoje, exige-se um esclarecimento do MP sobre o que aconteceu! Os cidadãos têm que ter confiança nas Instituições. Impõe-se uma explicação! Exige-se Responsabilidade(s)!!", afirmou Ana Catarina Mendes.

A deputada do PS partilha nesta publicação a ligação para uma notícia da CNN com o título "Relação diz 'que não há qualquer indício' de que António Costa tenha falado com Lacerda Machado sobre Sines".

"Este Tribunal ( TRL) decidiu julgar improcedente o recurso do Ministério Público e procedentes os recursos interpostos pelos arguidos. Em causa nestes autos estavam as medidas de coação impostas a cinco arguidos individuais e uma arguida pessoa coletiva sendo que o Ministério Público pretendia o agravamento das mesmas e os arguidos recorrentes a sua revogação", refere a decisão do TRL, a que Lusa teve acesso.

Na sequência desta ilegal intervenção da PGR a legislatura anterior foi interrompida na sequência da demissão do primeiro-ministro António Costa, por imposição de um monarquista PR fazendo-se sidonista e presidencialista nasceu a dissolução da AR e este governo de incompetentes!

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é um dos responsáveis do desastre vivido e não pode ficar impune a este caso bem mais grave que o da vichyssoise ! 

A Operação Influencer levou na altura à detenção de Vítor Escária (chefe de gabinete de António Costa), Diogo Lacerda Machado (consultor e amigo de António Costa), dos administradores da empresa Start Campus Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, e do presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, que ficaram em liberdade após interrogatório judicial.

Existem ainda outros arguidos, incluindo o agora ex-ministro das Infraestruturas João Galamba, o ex-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o ex-porta-voz do PS João Tiago Silveira e a Start Campus.

O caso está relacionado com a produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e com o projeto de construção de um centro de dados (Data Center) na zona industrial e logística de Sines pela Start Campus.

Joffre Justino

---

Foto de destaque: iA;  imagem  simbólica da justiça, com uma representação da estátua da Justiça numa praça movimentada de Lisboa, Portugal, rodeada por pessoas de diversas idades e origens.