“Em uma certa etapa de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes, ou, o que não é mais que sua expressão jurídica, com as relações de propriedade no seio das quais elas se haviam desenvolvido até então. De formas evolutivas das forças produtivas que eram, essas relações convertem-se em entraves. Abre-se, então, uma época de revolução social.” ( in, Prefácio de Contribuição à crítica da economia política.,Karl Marx )

Hoje vivemos numa sociedade onde as muito grandes organizações da economia somam a riqueza e o poder económico e politico e por isso a influência social em especial neste tempo em que as forças politico sociais das Esquerdas estão bem fragilizadas!

É por isso natural ( nos dias de hoje claro!) que as organizações da economia como o Grupo Nabeiro, a EDP e a Sonae liderem as organizações com a melhor reputação deste ano, de acordo com o Merco, que monitoriza e avalia a reputação das empresas sendo importante recordar que a dona da marca de café Delta seja a empresa com melhor reputação em Portugal em 2023 pelo terceiro ano consecutivo!

Incluindo as organizações da economia portuguesas no global se vê que “Com receitas consolidadas de 8.136 milhões de dólares no exercício fiscal encerrado a 30 de junho do ano passado, o que correspondeu a um aumento de 3,4% face ao anterior, considerando apenas a atividade retalhista, o conglomerado nortenho comandado por Cláudia Azevedo e presente em 62 geografias ganha também uma posição e passa a ocupar o 143º lugar nesta lista que integra as 250 maiores empresas retalhistas do mundo.”

Ora é esta Sonae que quer chegar à paridade de género até 2026 tendo como objetivo ter 45% de mulheres em posições de liderança no espaço de dois anos.

E já entre 2019 e 2023, o peso feminino na gestão da retalhista subiu de 34% para 40%.

A perspetiva de mutação é brilhantemente explicitada no texto abaixo, “Em A ideologia alemã, por exemplo, encontramos algo que pode representar uma polêmica nesse sentido:
A história nada mais é do que o suceder-se de gerações distintas, em que cada uma delas explora os materiais, os capitais e as forças de produção a cada uma
delas transmitidas pelas gerações anteriores; portanto, por um lado ela continua a atividade anterior sob condições totalmente alteradas e, por outro, modifica
uma atividade completamente diferentes as antigas condições, o que então pode ser especulativamente distorcido, ao converter-se a história posterior na finalidade da anterior, por exemplo, quando se atribui à descoberta da América
com a finalidade de facilitar a irrupção da Revolução Francesa, com o que a história ganha finalidades à parte e torna-se uma “pessoa ao lado de outras
pessoas” (tais como: “Autoconsciência, Crítica, Único” etc.), enquanto o que
se designa com as palavras “destinação”, “finalidade”, “núcleo”, “ideia” da história anterior não é nada além de uma abstração da história posterior, uma abstração da influência ativa que a história anterior exerce sobre a posterior.”
(MARX; ENGELS, 2007, p. 40)

E a propria SONAE reconhece esse processo evolutivo, “Na Sonae, estamos num processo constante de aprendizagem e adaptação, conscientes de que temos de melhorar", refere o administrador executivo, João Günther Amaral. "Foi com um claro sentido de propósito que definimos o compromisso de acelerar o equilíbrio de género nas funções de liderança. Por esse motivo, estabelecemos metas para alcançar essa diversidade, que é fundamental para promover a diversidade de pensamento, variedade de experiências e pontos de vista, impulsionar a inovação e conduzir a decisões mais ponderadas".

Em 2023, a empresa liderada por Cláudia Azevedo reforçou a sua posição no Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), índice mundial que reúne empresas que se distinguem pela transparência e boas práticas na promoção da igualdade de género, pois alcançou uma pontuação global de 85,64%, um valor que supera a média mundial de 72,94% e que representa um aumento de 7,71 pontos base face ao ano anterior.

A Sonae lidera projetos como  o projeto PROMOVA, que visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, fomentando a sua promoção a funções de topo nas empresas.

Outra variável importante são os programas de flexibilidade no trabalho, que têm como missão contribuir de forma ativa para a integração entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores e, consequentemente, para o seu bem-estar e realização profissional.

Em 2013, a empresa subscreveu a Women Initiative, comprometendo-se a estabelecer targets voluntários facilitadores da promoção de maior diversidade de género. E em 2015, assinou com o Governo um compromisso no sentido de continuar a desenvolver os seus esforços no sentido de manter acima de 30% o nível de representação feminina no conselho de administração. 

“Todos temos um papel a desempenhar para atingirmos a igualdade de género. Desenvolvemos políticas inclusivas que abrangem todas as fases do percurso dos colaboradores, desde a contratação até à progressão, sem esquecer o empoderamento das equipas, para termos as ferramentas necessárias para concretizarmos esta jornada. Sabemos que ainda temos um longo caminho para percorrer, mas estamos satisfeitos com os passos que já demos e motivados para continuar o trabalho em prol de um ambiente mais equitativo e diversificado", conclui João Günther Amaral.

Joffre Justino