Santarém, a "capital" do Ribatejo, veste-se de gala para receber a edição deste ano da Scalabis Night Race, evento que combina desporto, tradição e festa sob as estrelas.

Marcada para o dia 20 de abril, esta corrida noturna de 10 km pelo Centro Histórico promete não só desafios físicos, mas também uma celebração vibrante da comunidade local e suas raízes culturais.

A madrinha do evento, Inês Henriques, é uma figura de proa no que toca à excelência e perseverança. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém, Inês não é apenas uma aluna exemplar, mas uma atleta de elite que colocou Portugal no mapa mundial do atletismo. Sua conquista de 2017, o título mundial nos 50 km de marcha, e a subsequente medalha de ouro nos Campeonatos Europeus de Atletismo em 2018, são testemunhos do seu espírito indomável.

"Ter Inês Henriques como madrinha é um símbolo daquilo que o Politécnico de Santarém valoriza: o equilíbrio entre a dedicação acadêmica e a excelência desportiva", afirma João Moutão, Presidente do Politécnico. Esta colaboração reflete também uma política de apoio contínuo aos estudantes-atletas que, como Inês, aspiram a uma carreira dual, garantindo-lhes uma transição suave para o mercado de trabalho após a vida desportiva.

A corrida será precedida pela Kids Race e a Mini Race, garantindo diversão para todos os públicos. Às 19 horas, os mais novos terão a sua chance de brilhar, enquanto os adultos podem desfrutar de uma caminhada relaxante antes do evento principal às 21 horas. Após a corrida, uma festa ao ar livre oferecerá a todos os participantes uma oportunidade de degustar a rica gastronomia regional e desfrutar de animações diversas, fortalecendo o tecido social e cultural de Santarém.

A Scalabis Night Race não é apenas um evento desportivo, é uma celebração da capacidade humana de ultrapassar limites e de integrar o espírito competitivo com a festividade e alegria ribatejanas. Com Inês Henriques como madrinha, o evento ganha ainda mais em inspiração e empenho, refletindo o lema que ela personifica: a busca incessante pela superação e excelência.