O Dia de Sant Jordi ( Sao Jorge) desta antiga Festa é uma mistura de tradições de diferentes época, pois coincide o facto de que Sant Jordi seja, desde o século XV, o padroeiro da Catalunha, com a famosa lenda de Sant Jordi e o dragão (o cavaleiro vence o dragão que aterrorizava a aldeia e a princesa e, ao atravessar o dragão com a espada, terem brotado lindas rosas vermelhas que Sant Jordi usou para presentear a princesa).

Acresce o antigo costume medieval de visitar a capela de Sant Jordi del Palaci da Generalitat, onde era costume realizar uma feira de rosas ou “dos apaixonados”.

E, por tal, Sant Jordi é também conhecido como o padroeiro dos apaixonados na Catalunha.

É na verdade uma das celebrações mais originais da Catalunha que acontece na primavera, a 23 de abril.

Trata-se de uma festa com forte índole popular, unindo a cultura e o romantismo com a celebração do dia do livro e do dia dos apaixonados.

Nesse dia, o uso é os casais trocarem presentes: os homens recebem um livro e as mulheres uma rosa mas cada vez tanto homens quanto mulheres se presenteiam com livros e rosas.

Barcelona, a capital da independentista Catalunha, fica transformada nesta data numa imensa livraria e florista ao ar livre.

As ruas enchem-se de pessoas que passeiam entre postos de livros e rosas, procurando seu presente não só para aqueles que amam, também para a família ou os amigos.

É também um dia para passear pela cidade e aproveitar o ambiente de festa.

Das imperdíveis Ramblas, ao passeio de Gracia, o passeio de Sant Joan e a Rambla da Catalunha, onde são muito comuns principalmente os pontos de vendas de livros e rosas e as atividades literárias, como oficinas e recitais.

Além disso, durante a jornada é fácil aproveitar as sardanas (danças tradicionais) e os populares castells (torres humanas) em lugares como a praça Sant Jaume.

O dia de Sant Jordi também é uma oportunidade para visitar edifícios como a prefeitura, o Palau Güell, o sítio modernista de Sant Pau, o Ateneu e o Palau de la Generalitat, onde se organizam atividades especiais.

Uma das visitas mais especiais é a Casa Batlló, em cuja arquitetura Gaudí representou a lenda de Sant Jordi e o dragão que remete ao festival.

Joffre Justino