Com o PR Lula da Silva na AG da ONU, o Brasil e a Língua Portuguesa estão de volta, ao Mundo !
Joffre Justino

Com uma comitiva formada por dezenas de pessoas acompanha o presidente Lula na 78ª Assembleia Geral da ONU e ministras Marina Silva (acima, no centro) e Sonia Guajajara (à esq.) nas galerias e Lira, Pacheco, Amorim e Vieira no plenário, onde se sentam também chefes de Estado. o PR do Brasil, Lula da Silva assumiu que face à Miséria, a Fome, a Desigualdade na distribuição da Riqueza, e para as combater o Brasil está de volta



Os pontos essenciais do discurso de Lula foram,


O Combate à fome e às desigualdades:


'O mundo está cada vez mais desigual', disse Lula ao abrir discurso na Assembleia Geral da ONU e citou a fome no mundo recordando que 735 milhões de pessoas em todo o mundo vão hoje dormir ""sem saber se terão o que comer amanhã"".

""A fome, tema central da minha fala neste Parlamento Mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos, que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã"", relembrou.

O PR Lula da Silva acentuou a importância do combate às desigualdades, o foco principal do discurso e não se esqueceu de dizer que falta ""vontade política"" para acabar com este problema no mundo.

""O destino de cada criança que nasce neste planeta parece traçado ainda no ventre de sua mãe. A parte do mundo em que vivem seus pais e a classe social à qual pertence sua família irão determinar se essa criança terá ou não oportunidades ao longo da vida"", disse.

""É preciso antes de tudo vencer a resignação, que nos faz aceitar tamanha injustiça como fenômeno natural. Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo"", continuou.

O PR Lula da Silva afirmou também que ""a comunidade internacional está mergulhada em um turbilhão de crises múltiplas e simultâneas"" e que ""a desigualdade está na raiz desses fenómenos ou atua para agravá-los"".

O PR da Língua Portuguesa no Mundo citou ainda o combate ao racismo, à LGBTfobia, ao preconceito de gênero e contra pessoas com deficiência e disse que ""somente movidos pela força da indignação poderemos agir com vontade e determinação para vencer a desigualdade e transformar efetivamente o mundo a nosso redor"".


Questões ambientais:


Como sempre o PR Lula da Silva cobrou sem esquecer a Amazonia, o apoio financeiro dos países ricos para adotar medidas de proteção do meio ambiente e combate às mudanças climáticas, pois que, ""a emergência climática torna urgente uma correção de rumos e a implementação do que já foi acordado"" e lembrou o Acordo de Paris, de colocação de recursos financeiros no meio ambiente, o qual classificou como ""uma longa promessa"".

""Sem mobilização de recursos financeiros e tecnológicos, não há como implementar o que decidimos no acordo de Paris. A promessa de destinar US$ 100 biliões aos países em desenvolvimento permanece apenas isso. Uma longa promessa"", afirmou.

""Hoje esse valor seria insuficiente para uma demanda que já chega à casa dos triliões de dólares"", denunciou Lula.


Críticas a organismos internacionais:


Fortemente criticados foram o FMI, o Banco Mundial e a ONU no seu discurso já que a ""representação desigual e distorcida no FMI e Banco Mundial é inaceitável"". Ele disse ainda que ""o protecionismo dos países ricos ganhou força e a OMC [Organização Mundial do Comércio] permanece paralisada"".

E tendo em conta a importância da mediação de conflitos armados, o PR Lula da Silva, afirmou que o "" Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente a sua credibilidade. Essa fragilidade decorre em particular da ação de seus membros permanentes que travam guerras em busca de ampliação territorial ou troca de regimes"".

E denunciou o armamentismo lembrando os 2 triliões 224 biliões de dólares dispendido globalmente em armamento!

Como em discursos anteriores o PR Lula da Silva retomou a urgência da reforma do Conselho de Segurança da ONU.


E claro a Guerra na Ucrânia:


Onde o PR Lula da Silva disse que a guerra da Ucrânia ""escancara"" a incapacidade dos países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) em pugnar pela Paz.

Com o presidente ucraniano, Zelensky, a ouvi-lo tal como o PR estadunidense Biden não estiverem na sessão nem o sr Susak do Reino Unido, nem o PR Macron, nem o PR Xi Jinping o que na verdade veio realçar o papel do Presidente da Língua Portuguesa na ONU num face a face PR Lula da Silva versus Biden

Antes do PR Lula da Silva o secretário-geral da ONU, António Guterres, abriu oficialmente a sessão de discursos da assembleia apelando à comunidade internacional para mais ajuda no combate aos danos causados pelas enchentes históricas da Líbia, onde milhares morreram após a passagem de uma tempestade, intensificada pelas mudanças climáticas e criticou também a falta de coesão entre os membros da ONU.

Na quarta-feira, 19.09, em um momento histórico, Zelensky deve reunir-se bilateralmente com o PR Lula da Silva numa primeira reunião entre os dois.

O Estrategizando e com muito gosto fará chegar aos grupos parlamentares portugueses o discurso do PR da Língua Portuguesa Luis Inácio Lula da Silva, já que muitos deputados terão muito a aprender com quem fala Português e com coragem na Assembleia Geral da ONU!


https://youtu.be/hDGMph38yNI


*) Considere apoiar o “Estrategizando” com contribuições trimestrais de 18 euros, semestrais de 36 euros ou anuais de 60 euros, utilizando as informações bancárias fornecidas. O seu apoio é fundamental para continuarmos a informar e analisar questões críticas como esta.

NIB: 0036 0170 9910 0117 6978 7

ou

Entidade: JOFFRE JUSTINO

IBAN: PT50 0036 0170 9910 0117 6978 7, SWIFT: MPIOPTPL (solicitamos também o envio de um e-mail com o nome, o endereço e o seu comprovativo do valor da transferência realizada).