Um tal Duarte Amorim… quanta ignorância sobre à Descolonização!


“Sem o 25 de Abril, acredita, Portugal seria hoje uma potência mundial: “50 anos depois, podemos imaginar o que seria Portugal agora. Na altura tínhamos uma moeda forte, uma posição geoestratégica terrível e, se a descolonização fosse feita com calma, nós seríamos uma potência – e isso é que incomodava essas duas potências (EUA e URSS)”.


E volta a falar sobre o PCP: “Claro que a URSS tinha cá o Partido Comunista, que estava na clandestinidade mas era o único partido organizado”.”( in ZAP, Sem 25 de Abril, Portugal seria agora “potência mundial”
NUNO TEIXEIRA DA SILVA
23 ABRIL, 2024 24 ABRIL, 2024 )

A ignorância as mais das vezes não é burra, é sim maldosa e manipuladora !

Dizer, e deixar por escrito, que “se a descolonização fosse feita com calma, nós seríamos uma potência” é de uma maldade assustadora pois escamoteia toda a realidade histórica!

Nem vale a pena perder tempo com as restantes mentirolas sobre o analfabetismo, sobre as escolas, sobre a saúde, sobre as habitações sem luz eletrica nem água canalizada nem sanitários…!

Ou sobre os 60 km de autoestrada em 48 anos!

Tratemos da Descolonização!

E para tal lembremos mais uma vez o para o PCP nazi general Botelho Moniz que sendo ministro da Defesa tudo fez para que o salazarento ditador tivesse juízo e preparasse uma descolonização paga até pelos EUA, feita a longo prazo, e que o regime fascista, na sua ala mais extremista bloqueou correndo, a 12.04.1961, com quem na Defesa defendia a via do dialogo com os movimentos de libertação!

Lembremos a oportunidade existente, por voltas de 1963, antes do eclodir da guerra colonial em Moçambique e na Guine Bissau de se retomar a via proposta por Botelho Moniz ja que em Angola a situação era então militarmente vantajosa para o regime fascista salazarento e perdida para que alguns generais do regime enriquecessem!

Lembremos o 01 de Julho de 1970 data em que o papa Paulo VI recebe os movimentos de libertação da então colónias portuguesas pondo totalmente a nu o isolamento internacional do regime salazarento já nas mãos de um prisioneiro do fascista Américo Tomas o padrinho do atual PR, o sr Marcelo Caetano!

Lembremos a Declaração de Independência da Guiné Bissau a 24 de Setembro de 1973 feita pelo PAIGC com cerca de 80 países a reconhecerem essa independência!

Lembremos o desastre em que estava, para Portugal, a luta armada da FRELIMO em 1974 e o quase total isolamento do regime fascista nesse período, entre a Juventude Angolana tão infelizmente maltratada pelo MPLA !

O fascismo ia fazendo isso sim desaparecer a Lingua Portuguesa no Mundo com a sua louca e suicida guerra colonial fascista!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA;  imagem criada para refletir a ignorância e o mito associados ao tema deste artigo. A ilustração mostra um mapa antigo de Portugal e suas ex-colônias, com a sombra de uma figura mitológica a sobrepor-se, simbolizando a distorção histórica.