Num panorama global cada vez mais atento às questões ambientais, Portugal destaca-se no avanço da mobilidade elétrica, adotando um papel de liderança na transição para frotas verdes. Segundo uma análise recente da Euromonitor Internacional, Portugal ocupa a 13.ª posição entre os países mais preparados para essa transformação, refletindo um compromisso inabalável com a sustentabilidade.

Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam que, de janeiro a março de 2024, 51,5% dos veículos ligeiros novos moviam-se com energias alternativas, incluindo elétricos e híbridos. Este aumento notável responde diretamente às políticas de incentivo e ao crescente interesse dos consumidores por opções menos poluentes.

Vitor Gomes, membro do Conselho Diretivo da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), enfatiza que as empresas com frotas de veículos ligeiros de mercadorias adotaram esta mudança primeiro, atraídas pelos benefícios fiscais e maior eficiência operacional.

Desafios e Oportunidades na Transição

Apesar do progresso, desafios permanecem, especialmente no que concerne à infraestrutura de carregamento e ao custo ainda elevado dos veículos elétricos. Ricardo Silva, diretor comercial da Ayvens, aponta a necessidade de aumentar o número de postos de carregamento e de melhorar a experiência de contratação e uso dos veículos elétricos.

Portugal, com um sistema robusto de incentivos fiscais e cerca de 8.221 pontos de carregamento espalhados pelo país, está ativamente a trabalhar para superar esses obstáculos e tornar a mobilidade elétrica uma opção cada vez mais viável.

Um Futuro Promissor

A indústria automóvel em Portugal, conforme apontado por Helder Pedro, secretário-geral da ACAP, comprometeu-se firmemente a um caminho de inovação e sustentabilidade. Isso evidencia-se pelo aumento na adoção de veículos elétricos, investimentos significativos em tecnologia sustentável e pelo apoio continuado de políticas governamentais.

Como parte de um designio maior, alinhado com as diretrizes da União Europeia, Portugal não só mantém sua posição de destaque, como também lidera o caminho para uma mobilidade mais sustentável e inovadora, adaptando-se às novas condições económicas e preparando-se para um futuro onde a mobilidade elétrica é o padrão, não a exceção.

Este cenário, marcado por desafios e grandes oportunidades, reflete o espírito resiliente e inovador do país, pronto para desempenhar um papel crucial na revolução verde global.

José Elias Ramalho

---

Foto de destaque: IA; imagem sobre o avanço da mobilidade elétrica em Portugal. Representa uma paisagem urbana futurista em Portugal, movimentada com veículos elétricos e enriquecida por uma mistura de arquitetura tradicional e moderna sustentável.