Quanto à exploração e ao colonialismo, quando se cumprem todas as Responsabilidades as externas e as internas?

O PR, Marcelo Rebelo de Sousa, veio agora reconhecer responsabilidades de Portugal por crimes cometidos durante a era colonial.

E por isso veio sugerir o pagamento de reparações pelos erros do passado.“Temos de pagar os custos. Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isto”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, segundo a Reuters num jantar com correspondentes estrangeiros em Portugal.

O PR Marcelo Rebelo de Sousa disse que Portugal “assume toda a responsabilidade” pelos erros do passado e lembra que esses crimes, incluindo os massacres coloniais, tiveram custos.

Aliás ja há um ano, na sessão de boas-vindas ao Presidente brasileiro Lula da Silva, que antecedeu a sessão Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que Portugal devia um pedido de desculpa, mas acima de tudo devia assumir plenamente a responsabilidade pela exploração e pela escravatura no período colonial.

“Não é apenas pedir desculpa – devida, sem dúvida – por aquilo que fizemos, porque pedir desculpa é às vezes o que há de mais fácil, pede-se desculpa, vira-se as costas, e está cumprida a função.Não, é o assumir a responsabilidade para o futuro daquilo que de bom e de mau fizemos no passado”.

Na verdade durante mais de quatro séculos, pelo menos 12,5 milhões de africanos ( alguns falam em 16 milhões…) foram raptados, transportados à força para longas distâncias por navios e mercadores maioritariamente europeus e vendidos como escravos.

Pois o Estrategizando concorda com um Acordo de Reparação Histórica mas ja agora para quando a reparação do Estado aos presos políticos e aos desertores que combateram o Fascismo e a Guerra Colonial?

Joffre Justino