O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, prometeu a criação de uma frente nacional para as autarquias, quando discursava no acto de comemoração dos 58 anos da fundação da UNITA.

O líder do maior partido da oposição apelou também à participação de todos os cidadãos de todos os extratos sociais em todos os municípios do país na melhoria do Projecto de Lei do seu partido, para a implementação das eleições autárquicas.

"Também para fazermos vincar o pensamento de Muangai, é preciso uma maior participação de todo o povo, na procura de soluções que lhe digam respeito: eu falo das autarquias. Sem autarquias não há democracia participativa, pelas comunidades locais”.

“Com as autarquias, quem dirige é alguém que é escolhido pelo povo, é alguém mandatado pelo povo, é alguém que tem a sensibilidade dos problemas do povo. Não é alguém nomeado, que sabe de ante-mão que, mesmo quando não governa para o povo, sabe que o seu lugar está garantido. Porque, ele não é eleito, ele faz parte de um sistema de escolhas. E, este é o nosso verdadeiro problema e é preciso mudar já, esta realidade. Já!”, apelou o responsável partidário.

“Por essa razão, a UNITA apresentou já o seu Projecto de Lei para as autarquias, para ser debatido por todos: pela sociedade civil, por homens com opinião, por empresários, por membros e não membros da UNITA; por estudantes, por trabalhadores. Esta auscultação como todos sabem, está em decurso, e vai se fazer até ao dia 4 de Abril próximo”, disse o responsável partidário, para quem, “é importante que em todos os municípios do nosso país se participe neste debate, e nesta ampla auscultação. É muito importante que cada um de vós se envolva, que traga a sua opinião, para que como resultado final, tenhamos um Projecto de Lei que corresponda a vontade dos angolanos no seu todo”.

“Contribuam todos, com as vossas opiniões, para aperfeiçoarmos um Projecto Lei que é de todos, e preparemo-nos para o lançamento de uma ampla frente nacional para as autarquias, cuja criação foi aprovada pelo nosso último Congresso”, disse Adalberto Costa Júnior, que prometeu ainda a criação da uma frente nacional para as autarquias, defendendo igualmente que a FPU é uma opção inspirada no pensamento do Presidente fundador desta organização política, Jonas Malheiro Savimbi, e aprovada no seu último Congresso.

“Com candidatos autarcas, com candidato para as autarquias, a FPU – a Frente Patriótica Unida vai fazer um trabalho por todo país, em que cada uma das suas partes, mantendo a sua identidade, vai trabalhar no sentido de encontrarmos os melhores representantes locais, para poderem ser os candidatos às autarquias, não importa que não sejam militantes, o que importa é que estejam prontos a respeitar o programa que foi abraçado pelos munícipes das suas localidades”.

“A frente unida foi e continua a ser a nossa opção, e inspirados no pensamento do Presidente fundador, o Dr. Jonas Malheiro Savimbi, que mesmo em Alvor, reafirmou a sua firme convicção, de que perante os desafios daquele tempo, perante às dificuldades daquele tempo, ninguém estava em condições de os enfrentar sozinho. Ninguém”, disse o Presidente da UNITA, que agradeceu o carinho e apoio que o seu partido tem granjeado juntos dos angolanos em todo o país e dos presentes no local do acto.

Joffre Justino