Tal  “resultando num saldo orçamental deficitário na ordem dos 362,92 mil milhões de kwanzas”, acrescentando que o saldo corrente excedentário foi de 1,17 biliões de kwanzas (pouco mais de mil milhões de euros).

No que se refere à dívida pública angolana, que engloba dívida governamental e dívida das empresas públicas, a titular da pasta das Finanças de Angola referiu que se situou no final do terceiro trimestre em 60,08 biliões de kwanzas (56,6 mil milhões de euros).

Olhemos para a dívida pública em África tem vindo a aumentar, ultrapassando 1,8 biliões de dólares, que  tem levado a um aumento dos custos de serviço da dívida.

Este endividamento crescente impacta o desenvolvimento, restringe os gastos em áreas como saúde, educação e infraestruturas, e muitos países encontram-se em risco de sobre-endividamento. 

Ja a dívida pública global atingiu um recorde de US 226 triliões em 2021 com um aumento para US 226 𝑡𝑟𝑖𝑙iõ𝑒𝑠 𝑒𝑚 2022 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑎𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑈𝑆 337,7 triliões no segundo trimestre de 2025, e a dívida pública global projetada para atingir cerca de 93% do PIB global até o final de 2024.

Países com os maiores volumes de dívida incluem os Estados Unidos, Japão, França e Alemanha.

A dívida pública em percentagem do PIB varia significativamente entre os países, com o Sudão, por exemplo, a ter a maior dívida em 2023 com 272% do PIB.