A maioria das marcas tem feito uma clara aposta nos motores elétricos, recorda o espanhol ‘El Confidencial’, com as cidades a buscarem uma transformação para se adaptarem aos automóveis com a bateria com uma infraestrutura de carregamento elétrico cada vez mais densa.
Agora o motor de combustão V8 da marca japonesa veio acrescentar uma alternativa ao combate às alterações climáticas que não passe só pelo elétrico.
A Yamaha está a usar o motor a combustão V8, mas alimentado a hidrogénio.
A marca japonesa apresentou um protótipo deste motor, baseado na mecânica 2UR da Toyota: tem 442 CV de potência a 6.800 rotações por minuto.
Os coletores de escape têm o mesmo comprimento para os dutos, o que significa que a água expelida percorre a mesma distância de cada uma dos cilindros e com a mesma velocidade, com o novo motor V8 a expelir vapor de água pelos dutos de exaustão, respeitando assim o meio ambiente.
Este avanço tecnológico surge da união da Yamaha com as principais marcas japonesas: da Honda, da Suzuki, da Kawasaki e da Yamaha em associação de investigação tecnológica ‘HySE’.
Pretendem desenvolver motores movidos a hidrogénio para veículos de pequena mobilidade, como motos ou drones, ente outros.
As empresas uniram forças com o objetivo de “alcançar uma sociedade descarbonizada”.
As suas três principais linhas de estudo são a investigação de motores movidos a hidrogénio o estudo de sistemas de reabastecimento e o estudo de sistemas de alimentação de combustível.
A Toyota também colabora neste projeto, para dotar os seus veículos de quatro rodas dos resultados desta pesquisa.
Joffre Justino
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Foto de destaque: IA; ilustração capturando a visão de uma era automotiva avançada e mais sustentável com o inovador motor V8 a hidrogênio da Yamaha.