Tanto a Comissão de Recenseamento como o Ministério do Interior rejeitarem o seu requerimento, mas uma decisão judicial deu-lhe razão e assim foi a primeira mulher portuguesa a votar em eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, o que até mereceu a cobertura da imprensa europeia.
Tendo falecido em outubro do mesmo ano não viveu a aprovação do código eleitoral de 1913 que era claro nesta questão: “são eleitores de cargos legislativos os cidadãos portugueses do sexo masculino maiores de 21 anos ou que completem essa idade até ao termo das operações de recenseamento, que estejam no pleno gozo dos seus direitos civis e políticos, saibam ler e escrever português, e residam no território da República Portuguesa.”
Realcemos que em 1893, a Nova Zelândia tornou-se o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.
Mas será que a Democracia se limita ao ato do cidadao, periodicamente, colocar numa caixa, um voto numa entre varias organizações e pessoas que se candidatam a um cargo de representante das e dos cidadaos ?
Sobretudo, neste seculo XXI, onde a tecnologia permite uma maior e mais fácil participação Cidadã em decisões que até agora se concentravam nos gabinetes
Mas e porque nao ver a democracia ser estendida às organizações da economia e dos ambientes sociais e culturais, isto é, a participação cidadã ser alargada a decisoes para alem das opções estratégicas do ambiente politico global, nacional, regional e local !?
É neste contexto que em Portugal se esteja a viver um perder tempo com um grupelho que nao aceita que mais que rejeitar este grupelho abandalha o conceito Democracia por o querer desaparecido !
E sejamos claros, o entregar uma vice presidência à chaganice, foi da responsabilidade do PSD, do presidente deste partido e do presidente da AR militante deste partido.
E pior ainda, a 25.11 a cheganice apoiou publicamente o genicidio e ameacou alargar aquela limpeza sobre a atual Esquerda e mais uma vez, o presidente da AR protegeu os fascios!
Agora dá de caras, o PSD, todo ele, com o abandalhamento sobre toda a AR!
Vai-se continuar a viver estes infantis desacatos ?
Pode-se continuar a deixar o fascista pacheco de amorim como vice presidente da AR?
Alguem que alinha nos desacatos contra a AR, cartaz na mao, pode estar numa mesa que nos representa a todos e não apenas ao clã fascista?