Foi uma aposta infrutífera pois o desencanto de Helder Costa face à politica era enorme, se nao me engano desde 1974, perante as asneiras das “novas lideranças” ditas proletárias num tempo ainda de combate democrático!

Claro que alem de a direita vencer as eleições com o marcélico fingidor o principal problema é que um intelectual de qualidade desperdiçou uma enorme oportunidade de dar espaço à cultura na politica!

Mas nao somente esse candidato todas e todos os restantes candidatos nem olhando para a constitucional funcionalidade optaram pelo caminho fácil - fazer “politica” isto é jogos de floreado ambiente palavroso e sem um programa Republicano para a Republica de um candidato a PR!

Hoje sucede o mesmo e das proto candidaturas à vista a mais interessante, porque ao menos expoe-se e expoe um programa minimo nas intervenções televisivas, é Antonio Jose Seguro!

Temos com ele um programa liberal reformista para a presidência da Republica que infelizmente é pouco debatido porque os media preferem o espetaculo do marinheiro querer sem Saber que chegue dirigir esta caravela que se chama Portugal.

Este marinheiro que se mistra feliz por ser o candidato da lusa Direita vem falar  do  "alheamento que a população vai tendo de forma gradual das próprias eleições" e isso leva a que "comece a ser pouco representativa"

Mas vejamos, “ Nas últimas eleições europeias, em 2019, Portugal registou a pior taxa de abstenção (68,6%) desde que integra a União Europeia. Uma situação em contraciclo com a participação registada na Europa, de cerca de 50%.( euronews)

E em 2024 “As eleições para o Parlamento Europeu registaram hoje em território nacional uma taxa de abstenção de 63,6%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.” (www.sulinformacao.pt/2024/06/europeias-taxa-de-abstencao-foi-636/ )

Numa ligeira evolução a verdade é que de 2019 a 2024 as europeias as eleições com maior abstenção tiveram uma ligeira, pequenina, mas apesar de tudo melhoria à custa da qual o PSD foi derrotado!

Visivelmente sem programa para o nortear, ( o que é mau para marinheiro) o cidadao Henrique Gouveia e Melo voltou a adiar para depois das eleições legislativas a confirmação do que todas e todos sabem é um dos

candidatos à Presidência da República.

Mostrando a sua incompetência constitucional este marinheiro vem dizer que há que "retornar a um Governo que tenha capacidade de governar com credibilidade e que resolva os problemas urgentes do dia a dia", quando o governo nao faz “o dia a dia” e o PR a estratégia- simplesmente o PR é um mero arbitro no dia a dia e na estratégia do governo!

O MRSousa sabia-o e sabe-o bem por isso abusou com duas antecipadas ( uma delas em golpe de estado de secretaria) para retirar o pais da estrategia de Antonio Costa!

Sabemo-lo que o sr Montenegro se embrulhou no pior imbróglio possivel e a Direita em total desorientação nao consdgue gerir - regionais Madeira, legislativas antecipadas, Autarquicas, e ainda presidenciais!

A sorte da Direita é por um lado a divisão sectaria às Esquerdas e por outro o nao surgir um candidato presidencial à esquerda mas fora da margem capaz de trazer uma reflexao sobre um reino que virou império teocratico salvacionista e que com o papa Paulo VI perdeu o papal direito a ser imperio … porque o quis nos fanatismos bacocos salazarentos e marcelo cartanistas!

E hoje vive num regateio à direita e num sectarismo à esquerda!

https://youtu.be/Y6Wv5hjOjuo?si=OC_vho4wu8kMG9oH