Anúncio da Comissão Tarifária do Conselho de Estado sobre o Ajuste das Medidas Tarifárias sobre Importações dos Estados Unidos
Anúncio da Comissão Tributária nº 6 de 2025
A 10 de abril de 2025, o governo dos EUA anunciou que a taxa de "tarifa recíproca" sobre produtos chineses exportados para os Estados Unidos seria aumentada para 125%.
A imposição de tarifas anormalmente altas pelos EUA à China viola seriamente as regras do comércio internacional e vai contra as leis economicas básicas e o bom senso.
É uma prática inteiramente unilateral de intimidação e coerção.
De acordo com a Lei Tarifária da República Popular da China, a Lei Aduaneira da República Popular da China, a Lei de Comércio Exterior da República Popular da China e outras leis, regulamentos e princípios básicos do direito internacional, e com a aprovação do Conselho de Estado, as medidas tarifárias adicionais sobre mercadorias importadas originárias dos Estados Unidos serão ajustadas a partir de 12 de abril de 2025. Os assuntos relevantes são os seguintes:
1. Ajustar a alíquota tarifária adicional estipulada no "Anúncio da Comissão Tarifária do Conselho de Estado sobre o Ajuste das Medidas Tarifárias Adicionais sobre Bens Importados Originários dos Estados Unidos" (Anúncio da Comissão Tributária nº 5 de 2025) de 84% para 125%. Dado que, no nível tarifário atual, não há possibilidade de aceitação de mercado para produtos dos EUA exportados para a China, a China ignorará isso se os EUA continuarem a impor tarifas sobre produtos chineses exportados para os EUA.
2. Outros assuntos serão implementados de acordo com o "Anúncio da Comissão Tarifária do Conselho de Estado sobre a Imposição de Tarifas Adicionais sobre Produtos Importados Originários dos Estados Unidos" (Anúncio da Comissão Tributária nº 4 de 2025).
"Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso não fará mais sentido economico e se tornará uma piada na história da economia mundial", disse o ministério em um comunicado, de acordo com uma tradução da CNBC.
Estamos perante, com toda a clareza de uma luta pelo podium global imposto por um garoto de idade demasiado avançada para nao de todo ridiculo!
Do lado da UE vem uma politica à Chamberlain o primeiro ministro britânico que a 15 de setembro de 1938, voou para a casa de férias de Hitler em Berchtesgaden para negociar uns falaciosos termos de cedência ao líder nazi alemão.