A contrapartida foi o armamento descabelado do Mpla e claro as centenas de milhar de mortes, os milhoes de deslocados e as centenas de milhar de exilados!

Tudo o que nos leva a dizer que os grandes interesses do planeta so descansaram quando viram o Lider Nacional Jonas Savimbi assassinado/suicidado e a Unita de joelhos

A Cuba de Fidel, nao a de Che, teve um péssimo comportamento com Angola e os Angolanos amarrados que ficaram à corrupta elite capitalista selvatica mplista!

Suicidada a URSS, vendida que está Angola aos EUA ( com uns biscates com a Russia e a RPChina), Cuba perdeu os sustentáculos que a seguraram por anos fora

E hoje é alvo de admiração pela resistencia sendo certo que por tal merece que se exja o seu Direito à Soberania ao mesmo tempo que se deve defender o direito à Democracia no país !

Por isso esta especial solidariedade porque Washington detestaria ver-se falso juiz de julgamento de raptados sem direito à defesa!

 

Executiva Nacional do PT manifesta apoio a Cuba diante das ameaças dos EUA

Partido defende a soberania e a autodeterminação do povo cubano. Após o ataque à Venezuela, Trump avança ainda mais sobre a América Latina, tendo como alvo agora o povo cubano

Publicado em31/01/2026 10h13

Site do PT

 

NOTA PÚBLICA EXECUTIVA NACIONAL DO PT - Ameaças dos EUA a Cuba

NOTA PÚBLICA EXECUTIVA NACIONAL DO PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta seu total apoio à República de Cuba antes das ameaças sofridas pela administração de Donald Trump e defende a soberania e a autodeterminação do povo cubano.

Invadiu após a Venezuela e sequestrou o presidente Nicolás Maduro, o governo estadunidense avança ainda mais sobre a América Latina, tendo como alvo agora o povo cubano e sua Revolução. Cuba já sofre um bloqueio unilateral de crimes há mais de 65 anos, que impede o país de se desenvolver livre e plenamente.

O governo Trump quer agora sufocar totalmente a economia cubana ao importar mais um bloqueio e evitar que os combustíveis cheguem à ilha, impedindo a geração de eletricidade e o transporte inviabilizando ainda mais a vida de cubanos e cubanos. Isto equivale a impedir o comércio humanitário com a ilha, que garanta as condições mínimas de vida do seu povo.

Defendemos o fim do bloqueio contra Cuba e sua reinserção total na política e economia mundial.

Não podemos aceitar mais um ataque à soberania de um país da América Latina e esta ameaça criminosa contra o povo cubano. Seguiremos defendendo o povo cubano, seu direito à autodeterminação, sua soberania, a Revolução Cubana e seus ideais de justiça social.

Brasília, 31 de janeiro de 2026.

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores