Como diretora e atriz, acumula trabalhos muito significativos, incluindo os solos beckettianos "Primeiro Amor" e "Moi Lui", além de "Uma frase para minha mãe", a partir de texto do francês Christian Prigent, que lhe rendeu indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural como melhor atriz e o Prêmio Questão de Crítica por sua trajetória.
Paralelamente à carreira nos palcos, tornou-se referência na preparação de atores para televisão, integrando a Oficina de Atores da TV Globo. Como preparadora de elenco, seu método impactou gerações de intérpretes para novelas e séries.
A obra que Ana Kfouri lança agora em Lisboa investiga a relação corpo-palavra por meio de reflexões teóricas e um treinamento que integra exercícios técnicos, sensoriais e de fala. O livro “Focos móveis” se configura como um "livro-cena" — mais que uma metodologia fixa, um compartilhamento de saberes voltado à integração entre criação artística, ensino e vida.
Sua vinda a Portugal reforça o momento de efervescente intercâmbio cultural entre os dois países e representa oportunidade rara para atores portugueses e brasileiros aqui residentes terem contato direto com uma metodologia que já impactou elencos de novelas, séries e companhias teatrais no Brasil.
O evento do lançamento do livro, na Livraria Saudade em Lisboa, contará com uma conversa entre a autora e Vítor Lemos, artista da cena, investigador e professor de atuação, com pós-doutoramento em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa.
Serviço:
26/02/2026 (quinta-feira), 11h
"A palavra como campo de força"
Universidade de Évora, Biblioteca dos Leões
27/02 (sexta-feira), 19h às 21h
Lançamento do livro "Focos móveis"
Conversa entre a autora e Vítor Lemos
Saudade Livraria – Rua Melvin Jones, 6 A, Lisboa
28/02 (sábado), 10h às 18h
Oficina FOCOS MÓVEIS
Palácio Panca Palhas
Cia. Olga Roriz – Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, 1 – Lisboa
Inscrições prévias (fila de espera): @vitor.lem