Apoios a Lula 

A apresentadora Angélica e a professora e arquiteta Marta Dora Grostein, mãe de Luciano Huck, declararam publicamente voto em Lula da Silva (PT) na segunda volta  das eleições presidenciais de 2026.  

As declarações surgem quatro dias depois da votação de domingo (25/out) contra Flávio Bolsonaro (PL) e ganham relevância por envolver figuras públicas de grande alcance e por explicitar preocupações com direitos, diversidade e o futuro das próximas gerações.

Na terça-feira (20/out), Marta Dora Grostein teve um vídeo publicado pelo filho caçula, o cineasta Fernando Grostein Andrade. No depoimento, ela afirmou: “Ter medo de morrer por simplesmente ser quem você é foi uma das razões que fez meu filho Fernando sair do Brasil há sete anos. Ele recebeu ameaças à sua vida, inclusive dizendo que o corpo dele seria entregue em um caixão fechado”.

A arquiteta, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, relacionou a saída do filho em 2019 às ameaças de caráter homofóbico e concluiu:

“Diante do momento atual, eu voto Lula. A gestão do filho do Bolsonaro significa um retrocesso nas políticas que avançaram tanto, principalmente, as políticas sociais e culturais”.

Um dia depois, na quarta-feira (21/out), Angélica publicou vídeo próprio nas redes sociais. Ela declarou: “Eu sempre fui a favor da alternância de poder, não sou petista, não me vejo como de direita, nem de esquerda, mas eu quero viver num país onde as pessoas se escutem, se respeitem e cuidem umas das outras”.

A apresentadora, casada com Luciano Huck, acrescentou que pensa nas mulheres, nas crianças, nas pessoas LGBTQIA+ e no país em que os filhos vão viver, finalizando: “é por tudo isso que eu decidi votar no Lula”.

E  admitiu ter sentido medo de ataques nas redes sociais mas decidiu nao se calar