O evento é de participação gratuita e surge num momento simbólico: Braga prepara-se para assumir, em 2025, o título de Capital Portuguesa da Cultura, consolidando uma estratégia ousada e visionária que posiciona a cultura como eixo central para um futuro mais sustentável, inclusivo e descentralizado.
Com intervenções de Hélder Costa, especialista em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Braga, e Porfírio Correia, Diretor do Departamento de Cultura e Turismo, o seminário dará a conhecer o modelo cultural de Braga´25 — um projeto que transcende os eventos e festividades, propondo uma verdadeira revolução territorial baseada na identidade, na participação cidadã e na valorização do património.
Desde a mobilidade sustentável à reabilitação urbana, passando pela promoção de práticas ecológicas e valorização das centralidades culturais emergentes, Braga tem apostado numa política integrada, onde a cultura se torna elo de ligação entre gerações, espaços urbanos e rurais, e diversas comunidades. A meta é ambiciosa: que até 2027, 8% do orçamento municipal esteja dedicado ao setor cultural.
O reconhecimento como Capital Portuguesa da Cultura é apenas o reflexo visível de um trabalho consistente que vem sendo desenvolvido ao longo da última década, e que encontra agora novo impulso através da agenda Braga´25. A cidade afirma-se como exemplo europeu de como a cultura pode ser um motor transformador que atrai talento, fomenta o investimento e melhora a qualidade de vida.
Com este seminário, a cidade convida todos os interessados a refletirem sobre o papel estratégico da cultura na concretização da Agenda 2030, mostrando que o futuro — em Braga — fala com sotaque de pertença, inovação e inclusão.
Subscreva o jornal e acompanha as boas práticas de sustentabilidade, inovação e cidadania ativa:
👉 https://www.estrategizando.pt/assinatura