Brasil Soberano,  Lula liderava a  parada da independência contra a intromissão de Trump e bolsonaristas acobertavam-se na bandeira dos EUA 

Estiveram mais de 45 mil a acompanhar uma cerimonia colorida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em protesto contra a intromissão dos EUA nos assuntos internos do Brasil e para apoiar imagine-se um bando de golpistas contra a Democracia!

O trumpismo perdeu a face totalmente e registamos com estranheza o silêncio do governo português e da CPLP.

O presidente do Brasil, Lula da Silva, liderou o desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil em Brasília, ontem, 07.09,  domingo, durante o qual reafirmou sua defesa da soberania e da democracia contra o impasse com o governo Trump sobre a guerra tarifária e as sanções impostas ao país sul-americano.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, usou suas redes sociais neste domingo, para criticar a postura de apoiantes de Jair Bolsonaro durante os atos pela defesa da amnistia. 

Em postagem nas redes sociais, Gleisi destacou a incoerência dos manifestantes que, em vez de exaltarem o Brasil no Dia da Independência, pediram amnistia a Bolsonaro empunhando bandeiras dos Estados Unidos

“Essa é a nossa diferença com os bolsonaristas: batemos continência para a bandeira brasileira. Exaltamos a bandeira do Brasil, do povo brasileiro. Em pleno 7 de setembro os partidários de Jair Bolsonaro carregam, em manifestação por amnistia, a bandeira dos EUA, que está impondo um tarifaço e sanções ao Brasil. Fazem qualquer coisa pra livrar Bolsonaro das penas que há de merecer. A nossa luta é pelo Brasil, do lado do povo brasileiro”, escreveu Gleisi.

A ministra exaltou  o simbolismo da data e enojando-se com o desrespeito do gesto dos bolsonaristas: “Isso é um insulto a Pátria, hoje é dia dia de comemorar a nossa soberania, autonomia e independência! Verdadeiros patriotas dizem não a qualquer tipo de tutela ou interferência estrangeira!”.

Segundo Gleisi, “Bandeira do Brasil ignorada, EUA exaltada. A incoerência é total, o bolsonarismo envergonha o Brasil. Que vergonha. A festa é para celebrar a independência do Brasil”.

E nao é possivel esquecer o totalitarismo fascista do ato de Trump de ameaçar impedir a entrada de diplomatas brasileiros para a AG da ONU

Shame on you Trump!