Caríssimo Presidente, Dr.António José Seguro - Lx Fev 2026
Felicito-o pela extraordinária vitória, contra ventos e marés, em que acreditei desde o primeiro momento. Porque é a força das nossas convicções que nos leva mais longe, no caminho traçado com dignidade e coerência em defesa da democracia e do futuro do nosso país.
Na minha infância em Penamacor, quando o meu pai foi segundo-comandante de 1ª Companhia Disciplinar, tive a oportunidade de conhecer o seu avô, o seu pai Domingos e o seu tio Manuel, por isso admiro que se tenha mantido fiel às suas raízes republicanas, democráticas e solidárias, e que em muito tenha contribuído para o desenvolvimento do interior do país.
Em 1973 fiz parte da 1ª Comissão do Movimento das Forças Armadas na Guiné, depois de anos de luta antifascista e anticolonialista. Encontrei muitas pedras no caminho até ao glorioso dia luminoso de 25 de Abril, e após o 25 de novembro de 1975.
Sem esmorecer, nem abdicar do sonho de contribuir para uma sociedade mais justa, nos restantes 50 anos, já como civil, cumpri a minha missão como gestor e administrador de empresas publicas e privadas como vereador ou assessor, ao serviço do poder autárquico e como politico sócio fundador da Associação 25 de Abril, da Ass.NAM//Não Apaguem a Memória e da Ass. Conquistas de Revolução.Também escritor,poeta e interventivo na "polis".
Tenho muito orgulho no meu percurso de vida, e é com muita satisfação que lhe envio os meus três últimos livros. Há uns bons anos, na sede do Partido Socialista, no Largo do Rato, tive a ousadia de lhe manifestar a amizade antiga, em Penamacor, com seus avô ,pai e tio e o meu muito apreço pela sua liderança, do Partido Socialista… partido de quem fui e continuei amigo de muitos dirigentes, há mais de 60 anos.
As crónicas dos meus livros não são apenas memórias de um insubmisso,(e numa delas descrevo a infància e rica aprendizagem de 14 anos -1944-1958- na querida sua/nossa terra beirã a poucos quilometros da Capinha de meu pai ) mas são instrumentos de combate pela preservação da história. Porque o que realmente importa é continuar a combater a indiferença e o conformismo, a defender a verdade histórica, a questionar o discurso hegemónico que nos conduz a receptores passivos e impotentes, e a não perdermos a esperança no futuro da democracia. Temos de acreditar que “Nada é impossível de mudar”, como escreveu Bertolt Brecht.
Sei que não nos vai desiludir como Presidente, nestes tempos conturbados, apesar das pedras que irá encontrar pelo caminho. Como homem sensato e sem amarras estou certo de que saberá defender os interesses do povo português, fiel aos valores consignados na nossa Constituição, fruto do nosso ABRIL de 1974. Porque é urgente pensar numa ideia de futuro que integre a noção de liberdade, de igualdade e de salvação ecológica do planeta num programa comum de Paz.
Por último, gostaria de lhe solicitar um encontro informal, quando for possível, passados estes tempos conturbados da sua, e da nossa vida.
Respeitosas saudações,
Manuel Duran Clemente Coronel Ref do SAM Capitão de Abril./ GRANDE OFICIAL da Ordem da Liberdade (2021) e CAVALEIRO da Ordem de Avis (1971).