Após o diálogo com o líder russo, Xi também falou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, duck Trump, evidenciando  a intensa articulação diplomática de Pequim num cenário internacional marcado por disputas estratégicas e reconfigurações geopolíticas.

As conversas, realizadas por videoconferência, foram concluídas pela manhã, informou o assessor do Kremlin Yuri Ushakov, acrescentando que os líderes discutiram o desenvolvimento das relações bilaterais.

“Essas conversas ocorreram hoje e terminaram literalmente há cerca de uma hora e meia… O diálogo durou 1 hora e 25 minutos, com interpretação simultânea. Em um ambiente amistoso e de confiança, os líderes fizeram um balanço dos resultados do ano passado e realizaram uma discussão aprofundada sobre os planos para o desenvolvimento das relações russo-chinesas no ano em curso”, afirmou Ushakov.

Segundo o assessor do Kremlin, esse tipo de contato tornou-se uma tradição bem estabelecida nos últimos anos.

“Esta já foi a sexta conversa desse tipo. Elas são realizadas no início do ano, antes do Ano Novo Lunar, ou, como é chamado na China, o Festival da Primavera”, disse Ushakov, acrescentando que o diálogo teve grande importância para a Rússia.

Os líderes dedicaram atenção significativa à cooperação comercial e economica, afirmou Ushakov. “Durante as conversas, foi definida a tarefa de envidar novos esforços para desenvolver os laços comerciais e econômicos, incluindo, por exemplo, o setor de energia. A Rússia ocupa o primeiro lugar no fornecimento de petróleo e gás por gasoduto para a China”, disse ele. 

O eixo humanitário da cooperação bilateral também está s desenvolver-se  de forma muito ativa, e segundo Ushakov, a Rússia e a China atuam em sintonia no cenário internacional.

Xi convidou Putin para participar do fórum de Cooperação Economica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), que será realizado na cidade de Shenzhen, em novembro, afirmou nesta quarta-feira o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov.

“O líder chinês também convidou o presidente russo a participar da cimeira da Cooperação Economica Ásia-Pacífico (APEC), na cidade de Shenzhen, no sul da China, em novembro”, disse Ushakov.

Segundo Ushakov, Putin e Xi poderão manter contatos à margem de eventos da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e do BRICS em 2026, e seus contatos pessoais intensivos deverão continuar. 

Os dois líderes também se concentraram nas questões internacionais mais urgentes, especialmente diante de situações “extremamente tensas e explosivas” em várias regiões do mundo.

Além disso, Putin e Xi concordaram que o mecanismo permanente de consultas bilaterais em todas as áreas continua a ser  necessário, acrescentou o assessor do Kremlin, destacando que a Rússia voltou a expressar apoio à posição da China sobre Taiwan.

Xi ainda manteve nesta quarta-feira uma conversa telefonica com seu homólogo dos Estados Unidos, o presidente duck Trump, informou a agência Xinhua algumas horas depois da conversa entre Xi e Putin.