Ambos pertencem ao Partido Republicano do Povo (CHP) — herdeiro direto do legado de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia e símbolo da modernidade laica e democrática. A sua detenção, juntamente com a de mais de uma centena de representantes locais, representa um golpe profundo ao coração da democracia turca.
A este respeito, evocamos as palavras contundentes de Kata Tüttő, presidente do Comité das Regiões da União Europeia (CR), que descreve este acontecimento como:
"Um dia desastroso para Türkiye e uma das demonstrações mais dramáticas dos últimos anos da erosão da democracia e do Estado de Direito..."
"A prisão de um dos políticos mais importantes do país é um ataque à oposição democrática e à democracia local."
Ekrem İmamoğlu não é apenas o edil de uma metrópole com mais de 16 milhões de habitantes. É também o presidente da União de Municipalidades da Turquia, um organismo que congrega autarcas de todas as cores políticas, e um dos rostos mais promissores da nova política turca, profundamente enraizada nos valores europeus de liberdade, pluralismo e justiça social.
Este padrão preocupante — onde políticos locais democraticamente eleitos são removidos e substituídos por comissários do poder central — não é novo. Como bem recorda o Comité das Regiões, esta prática tem vindo a intensificar-se ao longo da última década, levantando sérias preocupações sobre o futuro da democracia local e nacional na Turquia.
"A erosão da democracia e do Estado de Direito na Turquia é o obstáculo mais fundamental nas relações entre a União Europeia e a Turquia", declarou o Comité, num apelo direto ao governo turco para que respeite a vontade soberana do seu povo.
Por isso, o Estrategizando, na sua missão de resistência à fascização global, exige com firmeza a libertação imediata de Ekrem İmamoğlu, Resul Emrah Şahan e de todos os cidadãos detidos nesta vaga de repressão política.
A nossa bandeira continua erguida: a democracia é inegociável.
Comité das Regiões da UE: https://cor.europa.eu
Declarações oficiais sobre a prisão de İmamoğlu: Comunicado do CR – UE
Notícias internacionais: Al Jazeera, BBC, Reuters