Eurico Figueiredo nasceu em Vila Real em 1939, e foi um importante ativista nas lutas estudantis contra a ditadura, em Lisboa e Coimbra.

Aos 16 anos entrou no MUD juvenil e, dois anos depois, participou na campanha presidencial de Humberto Delgado.

Teve um papel activo na Crise Académica de 1962 e acabou expulso da Universidade de Lisboa por trinta meses. Prosseguiu os estudos em Coimbra, tendo-se empenhado na reorganização do movimento estudantil, participando na fundação do "Movimento Sindical Estudantil", um grupo clandestino que coordenava a actividade estudantil antifascista.

Foi preso três vezes pela PIDE, exilou-se na Suíça em 1965, onde  ficoj por  cerca de dez anos participando no Grupo de Genebra.

Em 1997 recebeu do então Presidente da República, Jorge Sampaio, a Grã- Cruz da Ordem da Liberdade, em homenagem ao seu percurso cívico e antifascista.

Licenciado e doutorado em Medicina, Eurico Figueiredo era professor catedrático de psiquiatria.

Desenvolve uma intensa atividade política em ligação com Portugal, entre outros, com Jorge Sampaio, e com Argel, sobretudo, com Manuel Alegre e Piteira Santos. Militante do PCP desde os 18 anos, abandona este partido, em 1967, no mesmo dia em que as tropas Russas entram na Checoslováquia, como sinal de protesto contra este facto. Militante do Partido Socialista, desde agosto de 1974, foi várias vezes membro da Direção Nacional e Política deste partido. Deputado de 1983 a 1985 tendo fundaco o PRD.

Voltou deputado do PS de 1991 até 1999 foi, entre outros cargos, deputado à Assembleia da NATO e Presidente da Comissão da Administração do Território e Poder Local.

Autor do relatório da Assembleia da República sobre a regionalização, em 1997 e durante o processo de regionalização distinguiu-se na defesa da identidade Trasmontana e da integridade do Douro.

Tem-se preocupado com a problemática da proteção do ambiente e do património dando particular atenção ao tema dos rios internacionais de Portugal

Obras Publicadas

"O CHAPEU RECLAME DE CIGARROS"

"NO REINO DE XANTUN", ED.APONTAMENTO

"CONFLITO DE GERAÇOES, CONFLITO DE VALORES"

"PSICANALISE DA SAUDE", ED. JORNAL

Títulos académicos e científicos

AGREDADO EM PSICOLOGIA MEDICA E PSIQUIATRIA

MEMBRO DIDATA DAS SOCIEDADES PORT.PSICANALISE E PSICODRAMA