O vice-presidente do Chega, Pedro Frazão, assegurou, na segunda-feira, 10.11 que "não se revê" em todas as ideias do grupo supremacista Reconquista, para o qual endereçou uma mensagem de apoio, que foi transmitida no III Congresso do movimento, no sábado.

O parlamentar desvalorizou as declarações proferidas,

"Obviamente que não me revejo e não tenho qualquer pudor em dizê-lo, porque em termos de direitos das mulheres, de trazer mulheres para a política, o Chega está no pelotão da frente", disse Pedro Frazão, em declarações à CNN Portugal.

Isto porque, recorde-se, o movimento é assumidamente contra a presença de imigrantes em Portugal, além de contestar os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQ+.

O deputado deu conta de que lhe foi "pedido um vídeo de saudação para um evento de jovens com participação cívica", ressalvando que não concorda "com tudo o que lá está".

"Fi-lo a título pessoal; enviei um vídeo para um encontro, como faço centenas de vezes. Envio vídeos para aniversários, para jantares, para eventos, para pessoas que me pedem… Até envio vídeos de melhoras de saúde para as mais diversas pessoas, e foi-me pedido um vídeo de saudação para um evento de jovens com participação cívica. Isso quer dizer que eu concordo com tudo o que lá está? Não, claro que não", considerou.

E complementou: "Pelo que sei, é um movimento que se reúne já há uns anos de forma legal e, portanto, se de facto tem esse teor tão ilegal, não percebo porque é que as autoridades não atuaram."

Boa questao! Chega sim senhor de cedencias ao Fascismo!

O presidente do Chega, André Ventura, confessou haver "pontos de convergência" com o Reconquista, particularmente no que diz respeito à imigração, mas distanciou-se de outras ideias, entre elas a inferioridade das mulheres face aos homens, que disse ser um "disparate absoluto".

"O deputado Pedro Frazão enviou um vídeo de saudação a um movimento, como faz para centenas de outros movimentos, e não esteve presente enquanto vice-presidente do Chega, não o enviou como vice-presidente do Chega, enviou a título pessoal", replicou.

Ventura la veio com o discurso  que "o único aliado que o Chega tem é o povo português", ao mesmo tempo que sublinhou que o "Chega é firme na defesa de um país com menos imigração, de um país dos seus valores, da matriz cristã de valores, da defesa da igualdade entre homem e mulher, que é um ponto decisivo e fundamental, da luta contra a corrupção e da expulsão dos imigrantes ilegais"… mas lá preocupar-se com o combate às causas da Emigração vá-á-vai…!

Saliente-se, contudo, que Pedro Frazão enalteceu o grupo supremacista enquanto "uma das casas da direita cristã patriótica em Portugal", e admitiu que "o partido Chega, com aliados como [o Reconquista], está aqui para lembrar a todos que a defesa de Portugal passa também pela defesa da nossa cultura, das nossas famílias e da nossa identidade cristã portuguesa"….

Qual cristianismo sr?

O do cardeal Cerejeira ou o do bispo do Porto?

 

https://x.com/gregario_pt/status/1987429972018143420?s=20