Que faremos com estas guerras (2) Kherson, e bem mais, sob ataque 

As forças militares russas realizaram um ataque aéreo ao quartel-general do exército ucraniano na cidade de Kherson, controlada por Kiev, segundo  o governador da região, Vladimir Saldo, “Hoje, um ataque aéreo de alta precisão foi realizado no antigo prédio da filial do Ministério do Interior [ucraniano] em Kherson. Uma reunião entre oficiais do exército ucraniano e policiais da cidade de Nikolayev estava ocorrendo no local no momento do ataque", observou.

De acordo com dados de controle objetivos, os militares ucranianos tentaram evacuar, mas deixando baixas no terreno.

Mas nao nao ha somente a guerra eslava apesar dos media institucionais fingirem que sim.

O azar é que sao bem violentos os confrontos na Síria entre as comunidades beduínas e drusas ao ponto de provocarem  1100 mortos em apenas uma semana segundo o Observatório sírio dos Direitos do Homem que relata que os combates aconteceram no sul, onde a comunidade drusa é maioritária, e envolveram as forças sírias fiéis ao governo.

Entretanto na guerra semita a tensao é tanta que os EUA de Trump ja  anunciaram a saída das negociações para um cessar-fogo em Gaza scusando o Hamas de má-fé.

O anúncio surge quando a situação humanitária leva a que as  Nações Unidas dizem que uma em cada cinco crianças em Gaza está subnutrida.

Na Republica Democrática do Congo o  grupo rebelde M23 continua a avançar no leste deste pais, com a ONU a reportar centenas de mortes, e a patrulhar áreas como Goma. 

Neste contexto que só é dramatico porque morrem inutilmente pessoas e porque ha quem alimente mais e mais guerra convivemos com estas series B televisivas que sao os telejornais “modernos” onde tudo o que é estalido no mundo serve para defender os aumentos com os gastos com uma dita “defesa”!

O cenario politico mais alimentado é mesmo o de acentuar a conflitualidade inter comunidades desde os trumpistas tarifaços aos bombardeamentos sobre templos “dos outros” !