Assim descreve o especialista em Educação Carlos Ceia o processo de correção digital dos exames nacionais do ensino secundário.
Ainda só foram corrigidas as provas de primeira fase e o "caos", como notou em entrevista cnn portugal
já se instalou.
Como vai correr a segunda fase e a fase especial?
No ano passado, a esta altura, já se tinham candidatado quase 10.200 alunos ao Ensino Superior.
Este ano, só estão registadas 304 candidaturas e a diferença enorme de números reflete as várias falhas registadas nas avaliações em formato digital dos exames nacionais.
Ontem, a Associação de Professores de Geografia apelou à verificação urgente da parametrização automática de um item do exame de Geografia A, realizado por 16.714 alunos, um dia após dois outros erros terem sido detetados na mesma prova.
Ac associação (APROFGEO) diz ter enviado e-mails ao presidente do EduQA, Luís Santos, e ao presidente do Júri Nacional de Exames (JNE), Rui Pires, a pedir a "verificação urgente da parametrização da classificação automática do item 12.1 da Prova 719 - Exame Final Nacional de Geografia A".
associação diz ter recebido "vários relatos" de que a classificação atribuída neste item poderá não estar a respeitar os critérios de classificação publicados.
"Atendendo a que se trata de um item de classificação automática, a APROFGEO solicitou que seja verificada, com caráter de urgência, a parametrização do item 12.1 nas versões 1 e 2 da prova", lê-se no comunicado.
Já na segunda-feira, o JNE alargou o prazo de inscrição para a 2.ª fase do exame de Geografia A até ao final do dia de ontem devido a um erro na avaliação de dois itens, que obrigou à correção das notas.
Isto a acrescentar aos erros já noticiados em exames de outras disciplinas, como por exemplo, Física e Química.
Além disso - e ao contrário do que o ministro sempre assegurou, de que os exames físicos estão "seguros" - surge agora o caso de uma jovem que teve zero nas três provas que fez e não consegue consultar as mesmas. Ninguém sabe onde estão.