Licenciou-se em Química (ramo de Química Física) na Faculdade de Ciências em 1975 com 15 valores, depois de ter cumprido o Serviço Militar Obrigatório em Mafra e Vendas Novas (Artilharia) e depois de ter sido mobilizado para Angola
Frequentou em 1977 uma Posgraduação em Madrid no Instituto de Química-física “Rocasolano” do CSIC.
Ingressou posteriormente no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária em 1978 como Perito Superior de Criminalística e onde esteve até 1997, tendo-se ocupado da análise de vestígios diversos (não biológicos) – entre os quais vestígios de explosões, tema em que estagiou em 1986 no Laboratório de Jerusalém da Polícia Nacional de Israel; introduziu no LPC/PJ o Microscópio Electrónico da Varrimento (analítico).
Leccionou como Assistente, durante 18 anos (1986/7-2004/5) na FCSH/UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as cadeiras de Matemática e Estatística para as Ciências Sociais e Humanas e de Métodos Quantitativos,
Mais tarde, no primeiro destes Departamentos, lecionou a cadeira de Antropologia da Religião tema em que se Doutorou na área de Antropologia Social e Cultural na FCSH da UNL com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor, nessa mesma Faculdade, em 2009.
Foi Professor Auxiliar (a tempo integral) na Universidade de Lusíada de Lisboa, desde 2009/10 – onde lecionou as cadeiras de Organizações Criminosas, de Terrorismo e de Informações Estratégicas na Licenciatura em Políticas de Segurança e a cadeira de Crime organizado e Terrorismo do Mestrado em Justiça e Segurança e no Master em Segurança Internacional e Globalização – e foi também Professor Auxiliar (a tempo parcial) na Universidade Lusíada do Porto, desde 2010/11 até 2017.
Foi também docente, de 2008/9 a 2012/13, no Instituto Superior de Ciências da Saúde “Egas Moniz” (Monte da Caparica) da cadeira de Introdução `Investigação Criminal e às Ciências Forenses, da Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais.
Foi docente nos Cursos de Promoção a Oficiais Superiores da GNR, no IESM – Instituto de Estudos Superiores Militares, agora IUM – Instituto Universitário Militar, e do respectivo Mestrado em Direito e Segurança e ainda no Curso de Promoção a Oficiais Generais e no Curso de Estado Maior Conjunto. Leccionou aulas sobre Análise de Informações no SIS em 2006 e mais recentemente (2014) proferiu uma conferência sobre Métodos Matemáticos e Estatísticos para Análise de Informações para os Analistas do SIS e do SIED. Sobre este tema da Análise de Informações tem sido convidado pelo Curso de Investigação Criminal da Escola da Guarda (GNR) em Queluz.
No domínio da Segurança foi co-autor do livro “As Teias do Terror” (Ésquilo, 2006) e foi autor de cinco artigos sobre violência religiosa publicados num número da revista Janus (Público/UAL), em 2007, subordinado ao tema “Religião e Política”.
Coordenou o livro colectivo “Organizações criminosas: uma introdução ao crime organizado” (Ed. Lusíada, 2010).
É co-autor das obras “Enfermagem forense” (vol.2, Pactor/Lidel, 2011) “Enciclopédia de Direito e Segurança” (Almedina, 2015, 2.ª Edição 2016) e “Contextos de Segurança” (Diário de Bordo, 2017).
No domínio das Espiritualidades e Religiosidades, leccionou na FCSH/UNL, desde 1998 até 2010, Cursos Livres sobre Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Alternativas e Violentas, integradas no que foi o Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões fundado e dirigido pelo Professor Moisés Espírito Santo.
Sobre esses temas também tem leccionado no Centro Nacional de Cultura e no Âmbito Cultural de El Corte Inglês (Lisboa).
Foi, nos anios 90, director da Biblioteca Hermética da Editora Hugin,
É membro da ESSWE - European Society for the Study of Western Esotericism.
É autor e co-autor de cerca de 30 livros e artigos no domínio das espiritualidades e religiosidades alternativas, de entre os quais se referem “Re-criações herméticas I e II” (1996, 1997), ambos na Hugin eds. – e que serão reeditados brevemente na editoria Zéfiro -, “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” (3.ª Ed. 2006), “Um outro olhar – a face esotérica da cultura portuguesa (2006), ” “Os jardins iniciáticos da Quinta da Regaleira” (1.ª Ed. 2004, 2.ª Ed. 2006), “Mozart e os mistérios iniciáticos” (2007), “Alquimia, os alquimistas contemporâneos e os novos movimentos religiosos” (2009) – resumo da sua Tese de Doutoramento -, “”Guia simbólico da Quinta da Regaleira” (2010), todos na Ésquilo e na Eranos que lhe sucedeu e ainda “Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental (Arranha Céus, 2.ª Edição, 2014) .
Foi de 1995 a 2000 Grão Prior e G.M. Nacional do Grande Priorado Independente da Lusitânia da Ordem dos C.B.C.S. – Rito ou Regime Escocês Rectificado e a seguir, de 2001 a 2004, Grão-Mestre da GLLP/GLRP, onde fundou em 1990/1 a Loja Quinto Império transitando posteriormente para a Loja Teixeira de Pascoaes.
Possui várias Condecorações, Ordens e Graus de diversos Ritos e Regimes, nacionais e estrangeiros.
É actualmente membro activo de Lojas e Capítulos ingleses: Internet Lodge da UGLE, Lancaster Chapter, Lodge Rose&Lilly de Mark Master Mason & Royal Ark Mariner e Oxford Council do Royal and Selected Masters).
É membro do Conselho Científico do Instituto Português de Estudos Maçónicos presidido pelo Professor Catedrático António Ventura do Departamento de História da Universidade de Letras de Lisboa.
Este Homem Bom este Intelectual de primeira agua nao merecia tamanho desastre!