Enquanto que em Portugal não há solidariedade, os Juízes Brasileiros poēm-se ao lado do Juiz Alexandre Morais 

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, membro reputado do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil perante a ameaça  da possibilidade de sanções por parte do governo dos EUA sobre este Juiz que julga o fascio Bolsonaro, os amigos da cheganice. 

A associação classificou a medida como uma "pressão ilegítima e inaceitável" que representa um "atentado à soberania nacional e à autonomia dos Poderes da República", que do nosso ponto de vista merecia resposta tambem da CPLP!

A reação da Ajufe ocorre após o anúncio do secretário de Estado estadunidense, Marco Rubio, de restrições de visto a autoridades estrangeiras acusadas de censurar cidadãos dos EUA. Embora não tenham sido mencionados nomes específicos, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro sugerem que Moraes seria um dos alvos .

A associação expressou "profunda preocupação e absoluta repulsa" diante das tentativas de coagir ministros do STF e o Judiciário.

A Ajufe também destacou relatos de grupos criminosos que planeavam investigar e até assassinar ministros da Suprema Corte e outras autoridades, uma ameaça direta à integridade dessas pessoas e à estabilidade democrática .

A entidade reafirmou seu apoio à atuação firme e independente do STF na defesa da democracia, da Constituição e dos direitos fundamentais. "Ataques, sejam de origem externa ou interna, não intimidarão o Judiciário nem ameaçarão a ordem constitucional", afirmou a Ajufe, sendo que  a magistratura federal seguirá vigilante na proteção da justiça e da soberania nacional .