O Príncipe Real recebeu o primeiro ponto de devolução nesta quinta-feira, 26 de junho, e a Praça de São Paulo recebe hoje o segundo, ficando ambos aptos e em funcionamento, junto a dois quiosques históricos.
Os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito que é totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão ou telemóvel no ponto de recolha.
A implementação total do sistema de copos reutilizáveis está prevista para outubro de 2025.
“Estamos orgulhosos em fazer parte desta parceria com Lisboa, no primeiro sistema deste tipo implementado numa capital europeia”, afirmou Geir Sæther, Diretor da TOMRA Reuse. “O sistema adotado em Lisboa foi concebido especialmente para áreas urbanas, tornando a reutilização fácil, higiénica e recompensadora para todos os envolvidos”.
Na verdade todas as noites, são utilizados cerca de 25 mil copos nas zonas de diversão de Lisboa com muitos copos a serem vendidos como “reutilizáveis”, mas sem existir um sistema que assegurasse a recolha, limpeza e recirculação eficaz desses recipientes.
“Lisboa está empenhada em liderar pelo exemplo, promovendo alternativas sustentáveis aos plásticos de utilização única e envolvendo parceiros numa mudança real com vista a hábitos de consumo mais conscientes. Este é um passo concreto para construir uma cultura de reutilização na nossa cidade e inspirar outros municípios a seguir o mesmo caminho”, afirmou Rui Cordeiro, Vereador do Pelouro dos Resíduos e Economia Circular da Câmara Municipal de Lisboa.
A participação do setor da restauração é crucial para o sucesso do sistema.
A AHRESP está a apoiar cafés, bares e espaços noturnos na integração com este novo modelo de reutilização.
“Esta iniciativa representa uma mudança necessária para o setor HORECA, que passa a desempenhar um papel ativo e central na transição para uma economia mais circular. Os estabelecimentos ganham não só uma solução prática para responder às novas regulamentações, mas também uma oportunidade para liderar, junto dos consumidores, uma mudança de hábitos sustentável e positiva para a cidade de Lisboa.” Afirmou Carlos Moura, Presidente da Direção da AHRESP.
Os consumidores vao receber as bebidas em copos reutilizáveis, mediante um depósito reembolsável de 0,60€
Os copos serao devolvidos em máquinas de recolha TOMRA espalhadas pela cidade;
Não é necessário registo — basta encostar um cartão ou telemóvel com tecnologia contactless para receber o reembolso;
A TOMRA gere a logística, higienização e redistribuição, garantindo um ciclo contínuo e eficiente.
Curiosa iniciativa!