Assim, este ainda primeiro-ministro, Montenegro, avançou com uma promessa eleitoralista este sábado, 27.09, afirmando que no próximo Orçamento do Estado haverá novo aumento do Complemento Solidário para Idosos (CSI) e, caso exista folga, irá voltar a dar “a meio do ano” um suplemento às pensões mais baixas.
Em plena apresentação da recandidatura de Rui Sampaio à Câmara Municipal de Góis, em Coimbra, o presidente do PSD, Montenegro, dirigiu-se, em especial, aos pensionistas e reformados, salientando que, com o seu Governo, o valor de referência para a atribuição do CSI já subiu duas vezes e subirá uma terceira no próximo ano.
“Quando chegámos ao Governo eram 550 euros, grosso modo, aumentámos primeiro para 600, depois para 630, e até ao dia 10 de outubro, o país ficará a saber quanto é que propomos aumentar para o próximo ano”, disse, referindo-se à data de entrega do Orçamento do Estado para 2026, que coincide com o último dia da campanha autárquica.
Mais ainda prometeu um novo suplemento para as pensões mais baixas “se, a meio do ano a execução orçamental, revelar equilíbrio e folga suficiente”.
Assim por muito que se esforce o PR em salientar o caráter local das eleições autárquicas afastando leituras políticas nacionais dos resultados, assinalando que os líderes partidários, em comparação com o passado, vão ter uma participação reduzida na campanha, tudo lhe sai ao contrario precisamente com o lider do seu partido!
Com Festa ou sem Festa do Livro no Palácio de Belém, antes de assistir a um debate com a presença dos antigos ministros António Barreto e Manuela Ferreira Leite, MRSousa foi desmentido pelo seu comoanheiro de partido Montenegro que alias só com o golpito de secretaria marcélico é que ganhou o poder!
( e à terceira!)