Mais de 45 formações e escalões participarão do desfile de 70 minutos , que incluirá unidades veteranas da Segunda Guerra Mundial, tropas modernas, colunas de armas avançadas e formações aéreas de combate.

Entre os destaques está uma banda militar conjunta com mais de 1.000 músicos do Exército de Libertação Popular , a maior da história do desfile chinês.

A cerimonia contará com a presença de 26 líderes mundiais , refletindo a crescente influência diplomática de Pequim.

Entre eles estavam o presidente russo Vladimir Putin , o líder norte-coreano Kim Jong-un e os líderes do Vietnã, Laos, Camboja, Indonésia, Malásia, Paquistão, Cazaquistão, Uzbequistão, Irã, Bielorrússia, Sérvia e Cuba, entre outros.

Realizar-se-ao reuniões bilaterais e uma cimeira  da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) , que relevará o papel da RPChina como mediadora e facilitadora em um contexto geopolítico cada vez mais complexo.

O evento presta homenagem aos heróis e mártires que defenderam a independência da RPChina , mas também envia uma mensagem de força e unidade regional diante da pressão externa .

Bandeiras marcando as  batalha históricas marcharão ao lado das armas mais avançadas do tecnologia militar  chinesa , dando realce a uma narrativa de continuidade entre a memória histórica e a modernização militar.