Defende-se no  PS que com a abstençao se evitam colagens ao Governo.

O  PS quis até desvalorizar a guerrinha  à volta de  Luís Neves, mas à medida que surgiam novos temas sobre Luis Neves  José Luís Carneiro foi alterando  o discurso.

Em comunicado  aos media o PS  entende  que a abstenção "evita a crise política, mas não iliba o governo das responsabilidades, desde logo, pelo aumento do custo de vida", mas também face à saúde, habitação ou salários.

Para o PS "A moção do CH é vista como uma manobra de diversão que ajuda o Governo a esconder-se do escrutínio às suas políticas".

O secretariado nacional do PS reuniu-se na véspera da discussão da moção de censura e o grupo parlamentar reúne-se uma hora antes do início do debate, com arranque às 15h00, no Parlamento verdadeiramente desvalorizando a moçao de censura

Entretanto, os seis deputados do Livre vão votar contra a moção de censura ao Governo numa decisão unanime na Assembleia do Livre.

O PCP fez uma declaração sobre a moçao de censura chegana que citamos,

1. Os factos que envolvem o Ministro da Administração Interna exigem esclarecimentos que até ao momento não foram dados.

2. O Chega não quer esclarecimentos quer espaço para malabarismos políticos.

3. O Governo PSD/CDS e a sua política merecem censura. Tem levado a cabo uma política que é responsável pelo agravamento das condições de vida, pela degradação dos serviços públicos, pelas crescentes dificuldades no acesso à habitação, pela intenção de privatização da Segurança Social e de empresas e sectores estratégicos da economia, pelo favorecimento dos grupos económicos.

4. No fundamental, estas políticas correspondem ao posicionamento político e ideológico do Partido Chega, independentemente do sentido de voto que em determinadas circunstâncias assume. Por isso, esta moção de censura serve sobretudo para disfarçar a convergência do Chega com as opções políticas do Governo PSD/CDS (como se tem visto na redução do IRC e na aprovação de benefícios fiscais para grupos económicos, para fundos imobiliários).

5. O PCP continuará a intervir para enfrentar e derrotar a política do Governo PSD/CDS, que tem contado com o apoio do CH e da IL e também com a conivência do PS.

Eis os resultados das trapalhices de Marcelo Rebelo de Sousa - deixar uma AR bloqueada com as eleições antecipadas que impôs para derrubar o PS e levar o seu incompetente PSD ao governo!

Se este governo nao merece ser censurado quem o merece?