Vasco Lourenço, em comunicado diz reconhecer em António José Seguro “um compromisso claro e sem ambiguidades com a Constituição, com a defesa da democracia plural e com a proteção dos direitos fundamentais de todos os portugueses”.
Estes sao valores centrais hoje em total risco de os vermos retirados!
Ora num tempo em que a direita ja tem o Poder Local, a maioria absoluta na AR, o governo e portanto o PM so falta mesmo que ela conquiste a presidência da republica tudo para ums mesma seita dentro da Direita para que vivamos uma revisão constitucional que rasgue esta Constituição da Republica que nos orientou por 49 anos, e ainda por cima a mais progressista do Mundo!
E claro vejamos findados os tempos de uma ligeira aproximação à media da UE nos salarios e condições de vida!
Perante esta realidade, que salta aos olhos de todos nós, ver o PCP, o Livre e o BE a baixarem os braços e preferirem segurar os votos das suas capelas a unirem esforços contra a vitoria absoluta da Direita atemoriza!
Até onde irá o sectarismo nas lusas Esquerdas que nem para as Espanhas olham!
Catarina Martins veio atacar o presidente da Associação 25 de Abril e dizer que o apelo do coronel Vasco Lourenço para que a esquerda concentre votos em António José Seguro “não tem sentido” e que “era preciso” uma mulher na corrida a Belém.
E diz mais, “Quero apresentar algo diferente dos problemas de sempre. António José Seguro representa os problemas de sempre. Representa o centro que sempre se entendeu para ter uma política que acabou a retirar capacidade à classe trabalhadora, a quem constrói este país. E eu não estou nesse consenso”, argumentou Catarina Martins, em entrevista à Lusa.
Lembremos que foi Catarina Martins quem deixou a liderança do BE com 282.314 votos, 4,36% do eleitorado!
E arroga-se egoisticamente no direito de nos confundir falando numa confusão centrista?
Ha sim um centro que so com Mario Soares e Mota Pinto se uniram no governo e porque Portugal vivia uma dramatica crise vinda do findar do imperio português e do seu quase fechado mercado!
Catarina Martins veio afirmar o diteito a que os democratas e as Esquerdas se suicidem?
Porque é de um suicidio que se trata porque hoje há que saber escolher entre os Arlindo Vicentes, gente boa mas nao vencedoras, e aue ao tempo souberam retirar-se da liça presidencial e os Humberto Delgado ( que foi até chamado general CocaCola ), que sem as fraudes do fascismo podem vencer a Direita, isto é, Antonio Jose Seguro é o unico que pode vencer Marques Mendes ou o almirante gostem o nao de tal!
A politica nao é uma religiao nao vive de subjetivismos, é uma ciencia onde se ganha e perde por más apreciações proprias e nao por “culpas dos outros”!
O apelo de de Vasco Lourenço, capitão de Abril, que pediu uma convergência de votos à esquerda em António José Seguro e que recebeu este fim de semana o apoio oficial do PS, partido que liderou, e apelou à desistência de Catarina Martins e do comunista António Filipe é a unica solução em defesa da Democracia, desta mesmo que limitada Democracia!
Diz a sra Catarina Martins “Eu não acho que os problemas do país se resolvam nem desinvestindo nos serviços públicos, nem retirando salário a quem trabalha. Eu acho que nós podemos ter outra forma de olhar para os problemas e novas soluções e precisamos delas. E por isso eu respeito muito o Vasco Lourenço, mas esse apelo não tem sentido”, afirmou a eurodeputada que ja esqueceu que com um voto contra um OE levou o seu partido para uns 4,4% dos votos, 244596 votos!
E, claro ninguem nem ela acredita no que acrescento “…Eu quero ser Presidente de Portugal.”…
E para findar assume o sectarismo quase religioso “… há um espaço de esquerda que não desiste de todos os direitos, que não desiste de um país melhor, de uma comunidade mais forte, de solidariedade entre as gerações” que, na sua opinião, “não estava representado na corrida presidencial”…
… Na verdade a sra agora eurodeputada nao quer saber da Constituição da Republica nascida num 25 de abril de forte debate ideologico à Esquerda e por tal profundamente enriquecedor!
Tudo o resto aue esta sra disse é puro fait divers que a envergonha e envergonha o BE!
Muito saudavelmente no mesmo comunicado, Vasco Lourenço pede que se construam “maiorias e convergências que não deixem dúvidas” entre “forças progressistas, democráticas e humanistas” para permitir um “resultado inequívoco, que afirme de forma indiscutível a escolha dos portugueses pela liberdade e pela democracia” contra “ambiguidades perigosas” e “tentativas de manipulação da História”.
Pede ate à esquerda que deixe o que apelida de “estupidez nata” e opte por uma estratégia de unidade, concentrando esforços em torno da candidatura de António José Seguro.
Vasco Lourenço afirmou que já transmitiu a sua posição de desistencia de Antonio Filipe ao proprio candidato apoiado pelo PCP num encontro entre o próprio e a Associação 25 de Abril (presidida por Vasco Lourenço).
“Eu tenho por ele uma estima grande, conheço-o há muito tempo, mas os seus votos vão ser votos perdidos. [Disse-lhe] ‘você não tem hipótese de ser eleito’. E por isso, eu acho que, de facto, a esquerda, se olhar para dentro de uma forma consciente, devia unir-se à volta de quem tenha capacidade para ser eleito”, defendeu.
Vasco Lourenço diz que “além de reconhecer qualidades” em Seguro, o socialista é o único “que está em condições de poder fazer frente aos candidatos da direita”, insistindo numa união da esquerda.
Sobre a demora do PS em declarar apoio a um candidato presidencial, o militar de Abril disse “não perceber”, acrescentando que “houve vários possíveis candidatos que não deram um passo em frente”, ao contrário do que fez António José Seguro.
Vasco Lourenço revelou ainda, sem detalhar, ter recebido pressões para avançar com uma candidatura presidencial, mas que recusou o apelo por motivos de idade.
Hoje temos com clareza os que aceitam a diversidade das Esquerdas num contexto de Unidade e Critica e os que se mantêm na logica das seitas politico-religiosas que nao entendem os momentos historicos em que se vive!
Eis como a coragem de Mariana Mortagua na luta pela Vida na Faixa de Gaza se perde nesta visao sectaria de Catarina Martins perante a defesa da nossa Constituição da Republica!
Goste ou nao a sra Catarina Martins um movimento de trabalhadores nao se constroi em meio seculo sobretudo se inserido num meio de evolução do nivel historico de vida!