Empresa publica? É para ir ao charco! Passe ferroviário? O"desastre financeiro" para CP

As Comissões de Trabalhadores sao usualmente responsáveis e a da CP assim o provou ao assumir hoje, 22.08, que o passe ferroviário de 20 euros mensais será um desastre financeiro para esta empresa, e mostrar a falta de capacidade para responder ao aumento da procura, sendo que para o governo a solução da CP é privatizar a mesma, para que nós paguemos aos ditos “privados” subsídios que engordarão os 1% de ricos e emagrecerão ainda mais os 30% de pobres do país.

“Para termos uma ideia do impacto financeiro deste Passe Nacional, 20 euros é menos que o bilhete de 2.ª classe num comboio Intercidades de Lisboa a Coimbra (21,3 euros em 2.ª classe; 26,85 euros em 1.ª classe)", apontou a CT da CP -- Comboios de Portugal, em comunicado enviado à imprensa.

Além do "desastre financeiro que tais decisões acarretarão", os representantes dos trabalhadores consideraram também que a medida anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na semana passada, vai levar a um aumento de procura e "provar, sem sombra de dúvida, que a CP não tem capacidade de resposta e a infraestrutura está em colapso", e claro para justificar uma falsa privatização.

Atualmente, a CP não consegue contratar os trabalhadores necessários para assegurar o cumprimento do contrato de serviço público com o Estado e "espera meses por autorizações da tutela essenciais para garantir o serviço".

Adicionalmente, a CT considerou que o novo passe ferroviário constitui "mais uma grosseira violação" do contrato de serviço público, que prevê que a transportadora seja compensada financeiramente como contrapartida pelas devidas obrigações assumidas via o estado!

Só com as devidas compensações pode o Estado alterar os parâmetros de serviço público definidos, e na condição de notificar previamente a empresa, para que tenha tempo de fazer um estudo de viabilidade operacional e de impacto na compensação devida, estudo esse que, diz, tem de passar pela Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT).

"Pelo que apurámos, tal não foi feito, nem por este Governo com o Passe Nacional anunciado, nem pelo anterior com o Passe Regional", denunciou a CT.

Para os representantes dos trabalhadores a forma de promover o transporte ferroviário seria declarar o interesse público no concurso de 800 milhões de euros para a compra dos 117 comboios urbanos e regionais, que está há quase 10 meses parada nos tribunais.

"Estes comboios são imprescindíveis para melhorar a oferta do serviço urbano, incluindo na Linha de Cascais onde as obras de reconversão avançam, correndo o risco de quando estarem terminadas não haver comboios para lá circularem", sublinhou a CT.

Montenegro claro que ainda não como vai compensar a CP pela perda de receita com esta medida, quando entra em vigor e como vai ser feita a gestão dos bilhetes.

É tão fácil destruir a economia publica! É tão fácil levar a mesma à privatização e com o Cidadão egoista a bater palmas! É tão absurda esta visão de economia de mercado aprendida pelo “sovietista/estatista” salazarento!

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