Note-se, para os nao brasileiros que o Pix é um sistema de pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central, que permite transferências e pagamentos em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados.
É uma alternativa rápida, prática e segura para transferências eletronicas (como TED e DOC), pois o dinheiro é creditado na conta do destinatário em poucos segundos
Segundo uma pesquisa realizada em julho pelo Google, 22% dos brasileiros usam o Pix parcelado. A intenção do Banco Central é criar uma norma nacional com as regras de funcionamento.
A notícia foi dada a 11/08, pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, que vê a nova modalidade como mais uma alternativa para as relações comerciais entre consumidores e o retalho.
Com o Pix parcelado, pessoas que não possuem cartão de crédito terão a chance de fazer compras de valores mais altos de forma financiada.
Segundo Galípolo, essa flexibilidade beneficiaria cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil.
Quem já usa cartão de crédito também seria beneficiado porque evitaria estourar o limite.
Apesar das vantagens, o presidente do Banco Central reconheceu que essa inovação no Pix poderá elevar os custos de manutenção do sistema.
Segundo ele, as despesas do orçamento do BC com tecnologia deverão subir de 30% para 50%.