Vá entao apressadamente descobrir com atraso de anos o que os ecologistas defenderam, ja no imediato pós 25.04.74 e refletido numa conferencia dos Amigos da Terra de 1984 sobre a Floresta que era um maior envolvimento das Forças Armadas nos incêndios alias enquanto tambem processo preventivo e nao so sobre os fogos!

O que é ja em si mesmo uma ofensa aos combatentes dos fogos em Portugal é  que a comissão técnica independente inclua peritos estrangeiros, não por eles mas dado o momento em que surge a proposta e de onde vem - um candidato a PR de Portugal!

Mas de gargalhar é a anticientifica tese da ideia que "São Pedro manda mais do que os políticos", … oh sr Marques Mendes a chiva ou nao chuva o bom ou mau tempo a maior  ou menor seca nao vem de Sao Pedro pobre dele lá onde esteja mas o bom ou mau tempo resulta dos fenómenos meteorológicos e condições atmosféricas, como a pressão atmosférica, os ventos, a precipitação e s temperatura, que são influenciados pela interação de vários fatores físicos na atmosfera.

E só uma bem tratada jantarada  pode desculpar o discurso do sr Marques Mendes no jantar-conferência dessa tristonha e de pouco incentivo cientifico dita universidade de verão da juventude do PSD.

Na caça ao voto apoiou a criação da comissão técnica independente, do PS de JLCarneiro para “construir um pacto para 25 anos”, como pretende o Governo.

“Não podemos andar a mudar soluções de Governo para Governo de um ano para o outro. Quem como eu quer ser Presidente da República tem obrigação de fazer pedagogia porque as políticas de ambição são de médio e longo prazo”, disse.

Nao contente por empurrar a crise para o pobre do Sao Pedro veio criticar/desculpar o ministro da economia ( e o sr Montenegro) dizsndo que o estado de calamidade “não precisa de ser declarado o Estado de calamidade, porque o país declarou a calamidade”, verdadeira frase feita para nada dizer !

E para afastar o Estado crntral do drama este candidato a presidente da Republica e nao de uma freguesia veio inventar uma descentralização em matéria de prevenção para os municípios e freguesias quando os incendios nao param nos limites da freguesia por muito importante que a dele o seja  dizendo que gerir os fogos “a partir do Terreiro do Paço é ficção científica” e daí vá de ficar a ver o fogo espalhar-se sem ordenamento no combate!

Nao seria mais facil despedir os ministros como a MAI e o da Agricultura por desleixarem os prazos da limpeza de matas e florestas?