No Canadá e nos Estados Unidos, cerca de 2,3 milhões de pessoas falam a língua portuguesa.
É um dos idiomas oficiais de Aruba, Bonaire e Curaçao com o papiamento, uma língua crioula que se desenvolveu a partir de uma mistura de idiomas africanos, do holandês e muito provavelmente do português!
Cerca de 60 milhões de africanos falam português, o que faz da África o segundo continente com mais falantes desse idioma (o primeiro é a América!) e nao o europeu!
Ele é uma língua oficial em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, ( enfim!) Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de ser falado na África do Sul, Congo, Essuatíni, Namíbia, Senegal e Zâmbia.
Existem também línguas crioulas na África, incluindo várias que se desenvolveram a partir do contato entre o português e os idiomas locais como o kriolu de Cabo Verde e o guinensi na Guiné-Bissau.
No continente asiático, o português é uma língua oficial em Macau (junto com o cantonês) mas onde raro se fala pois Portugal despreza a sua Lingua e Timor-Leste (junto com o tétum). Além disso, ele influenciou as línguas crioulas, incluindo o patuá em Macau.
A gente kristáng, uma comunidade de euro-asiáticos com ascendência portuguesa, habita a Malásia e Singapura. Seus membros falam papiá kristáng— também conhecido como “língua cristã” —, um idioma crioulo influenciado pelo português.
A culinária, a arquitetura e o folclore kristáng também refletem a herança lusófona (portuguesa)!
Outras regiões marcadas pela presença do português são a Índia e Sri Lanka.
Há línguas crioulas influenciadas por esse idioma no Sri Lanka (crioulo português do Sri Lanka) e nas cidades indianas de Diu (língua dos velhos) e Damão (língua da casa).
Goa, tem como língua oficial o konkani, que incorporou palavras do português durante séculos.
A influência desse idioma tem crescido recentemente, com tentativas de reintroduzi-lo como língua cooficial nessas partes da Índia, onde ele ainda é formalmente ensinado em muitas escolas.
Mas a maior comunidade falante de português na Ásia, com 300.000 pessoas, está no Japão! A história conjunta desse país e desse idioma é longa, e você pode observar como essa língua está presente no vocabulário do japonês:
A Portugal, com os seus dez milhões de pessoas falantes em português por lá, os mais 15 milhões de falantes pela Europa, distribuidos pela França, pela Suíça, o Reino Unido, a Alemanha e a Espanha, e até na Irlanda e na Holanda.
Tambem cerca de 11% dos residentes de Andorra falam português, porque nasceram em Portugal ou têm cidadania portuguesa, assim como 18% a 25% dos moradores de Luxemburgo — o que faz desta a maior diáspora estrangeira em porcentagem.
Na verdade os 5 seculos de expansao portuguesa nao se resumiu ao esclavagismo ou ao Ato Colonial
Enfim, mais valia mandar o grupo parlamentar chegano lider incluido para uma escolinha!
https://youtu.be/_j2V9UwUC3k?si=nboZp0LN-2kjxLEf