Catalunha, 58 independentistas versus 56 espanholistas

Com 94,33% dos votos contados e sabendo-se do acordo que anula o fascio Vox, assinado tambem pelo PSC, apesar deste ultimo partido ter uma maioria relativa, 41 deputados, o somatório PSC + PP fica-se nos 56 deputados e os Independentistas surgem com 58 deputados.

Nada permite contar com as Esquerdas à Esquerda do PSC bastante motivadas para se manterem no governo madrileno, das Espanhas, enfim, e para tal necessitam do acordo de todos os Independentistas que não pode ser rompido na Catalunha!

Como divulgámos já, um Acordo inter partidário afasta o PSC de qualquer ligação aos fascistas do VOX, e a necessidade da governação nacional ( melhor dizendo das nações implicadas) trava qualquer sonho de coligação do PSC com o PP, alias, face aos votos, nada trazendo de novo!

Assim, teremos quase certamente um governo de coligação de Independentistas com por isso uma vitoria do independentista Junts

Puigdemont é a personalidade vencedora destas eleições, pois passa de exilado politico a potencial líder do governo catalão, algo inimaginável, para muitos, há um ano!

É evidente que as negociações ainda nem terão começado, mas o quase certo é que tudo se encaminha para haver muitas línguas mordidas, ate sangrar, entre os da justiça e os da política das espanhas, que tudo fizeram para assassinar politicamente Puigdemont!

Sauda-se assim,  isso o Independentismo Catalão, uma futura República que reforçará a Península Ibérica!

Joffre Justino

---

Foto de destaque: IA; imagem ilustrativa sobre a viragem política na Catalunha, destacando a balança do poder entre independentistas e espanholistas.